Postagens

Dia 389

Imagem
Estou há 24 horas em jejum, apenas com água. Não fiz jejum semana passada, na véspera da Páscoa, porque eu estava com dor de garganta, então não achei prudente. Assim que eu terminar esse registro, quebrarei meu jejum.
No grimório de Abramelin é dito que devemos fazer um jejum por semana, em toda véspera de Sabá. Para os judeus, o sabá começa no pôr do sol de sexta-feira e termina no pôr do sol de sábado, por isso muitas lojas estavam fechadas em Tel Aviv quando estive lá no início do ano. O sabá dos muçulmanos é sexta e o dos cristãos no domingo, por isso a vantagem é que sempre alguma loja estaria aberta em um desses dias. 
Sendo assim, eu posso optar por seguir o sabá de uma dessas três religiões, jejuando na véspera, o que significa jejuar quinta, sexta ou sábado. Para os cristãos, sexta é o dia clássico de jejum, já que Jesus morreu numa sexta. Eu preferia jejuar nesse dia, mas nessa sexta não vou poder, então transformei meu jejum num jejum muçulmano, hehe.
Mas falando sério, e…

Dia 388

Imagem
A oração da noite de ontem foi boa. E a oração da manhã de hoje foi feita por volta de 6h da manhã. 
Quanto à oração do meio-dia, que é a grande novidade, deu tudo certo. Pude fazê-la tranquilamente no meu tapete islâmico antes de almoçar. 
E a oração da noite hoje também foi realizada no tapete, com o coração batendo forte. Foi belíssima!
Estou vivendo um bom momento. É inevitável confessar que Abramelin está tendo um impacto precioso para que eu esteja numa época tão boa. 
Eu estava pensando sobre várias coisas. Uma delas é que religião é algo único. Não adianta tentar substituir por psicologia, política ou qualquer outra coisa que dê sentido para sua existência.
Afinal, política diz respeito à vida da sociedade nesse mundo. E na psicologia são desenvolvidas estratégias para lidarmos com nosso dia a dia. Tudo isso é muito importante e cada coisa deve se ocupar de seu objetivo.
Porém, religião e outras áreas espirituais lidam não somente com nossa vida aqui, mas com nossa vida no ou…

Dia 387

Imagem
Hoje é dia de São Jorge! Lembro que um dia já li um livro com a biografia dele (O Martírio e Milagres de São Jorge da Capadócia). Divertidíssimo! Aqui vai um trecho da resenha que fiz em março de 2017:
"Essa é a tradução dos manuscritos coptas. Aprendi incontáveis descrições de métodos de tortura nesse livro, bom de usar em histórias. É possível retirar o cérebro pelo nariz, mas isso já tínhamos aprendido com os egípcios. Não vou escrever aqui todos os métodos porque passa um pouco do ponto". 
Ah sim, eu também já li a biografia de São Jorge no Legenda Áurea, é claro. Eu fiz essa resenha da obra quando ainda não tinha terminado de ler. Mas eu terminei não muito tempo depois. 
Resolvi fazer meu registro do dia mais cedo hoje, já que o registro de ontem foi tão corrido. 
Segunda-feira é um dos meus dias mais ocupados na semana porque tenho 3h de aula de francês de tarde (retirei mais um livro em francês na biblioteca, de Alexandre Dumas). E especificamente ontem fui para a …

Dia 386

Imagem
Primeiro dia do terceiro semestre. 
Coloquei meu relógio para despertar às 5 e pouco da manhã para a primeira oração. Eu estava morrendo de sono e continuei assim pelo resto do dia. 
A novidade de hoje foi a oração antes do almoço. Tudo correu bem. Tive tempo para fazê-la tranquilamente, ajoelhada no meu tapete, assim como fiz pela manhã.
A oração da noite foi um pouco mais rápida, pois o dia todo hoje foi corrido.
Infelizmente, apesar de hoje ser um dia importante não poderei dar mais detalhes, pois não posso continuar usando esse computador agora. Foi um dos dias mais corridos e sonolentos desse ano! Ontem também foi um dia lotado.

Introdução do Livro 3

Imagem
Esse é o começo do fim.
Inicio aqui meu relato do terceiro e último semestre de Abramelin.
Sugiro que comecem lendo pelos livros 1 e 2. Eu sei que alguns não vão fazer isso e vão começar direto pelo Livro 3. 
Que nada, vão começar direto pela leitura da última semana, haha!
Quem gosta de estragar o jogo? Mas cada um se diverte como quer. 



Conclusão do Livro 2

Imagem
Aqui eu termino o relato do meu segundo semestre de Abramelin. É o fim do Livro 2. 
Amanhã o Livro 3 se inicia. 
Houve grandes mudanças em mim do primeiro para o segundo semestre? Eu diria que houve.
No começo da operação eu estava empolgada e fanática, enchendo meus relatos com passagens da Bíblia e do Alcorão, fazendo orações com duração de horas e perdendo noites de sono a ponto de ficar doente, fazendo jejuns, etc.
Enfim, foi um começo com estilo. É claro que eu não ia aguentar noites sem dormir e passar longas horas por dia em oração por muito tempo.
Aos poucos fui aumentando meu tempo de leituras espirituais e diminuindo meu tempo de orações até atingir certo equilíbrio. 
Meus dois retiros, tanto o da França no meio do ano passado, como o de Israel no início desse ano, foram importantes para fortalecer a operação. 
Eu senti que no primeiro semestre de Abramelin eu estava sendo muito dura comigo mesma, maltratando meu corpo e meu espírito. Havia muito "eu" na minha ope…

Dia 385: Noite

Imagem
Oração da noite feita no tapete islâmico, com cântico grego no fundo, após leitura de trechos da Bíblia e do Alcorão. 
De tarde fui assistir a uma música de câmara com minha irmã, com violino, violoncelo e clarinete. 
Pela manhã fui para a missa pascal, que foi maravilhosa. Fora isso, fiz leituras de livros diversos. 
É curioso, pois quando estou lendo um livro em português com uma música em português no fundo isso me desconcentra. Mas se estou lendo um livro em inglês ouvindo música em português, isso não me atrapalha. Da mesma forma, se leio um livro em francês ouvindo uma música em inglês, não perco a concentração. E por aí vai. 
Às vezes coisas que importam muito para mim não são importantes para as pessoas ao meu redor. Por exemplo, meu interesse por cristianismo para a maior parte das pessoas que eu conheço não passa de um fenômeno intrigante. Uma coisa meio ultrapassada. 
Até minha viagem para Israel eu não senti que isso foi de interesse das pessoas. No máximo, uma curiosidad…

Dia 385: Manhã

Imagem
Jesus ressuscitou! Feliz Páscoa! :)
Li por aí que o ovo de Páscoa é o símbolo do túmulo vazio de Jesus. Essa eu não tinha escutado ainda haha! Mas faz sentido, já que o ovo é oco. E ovo também é símbolo da vida. Nesse caso, a vida eterna. 
E por que ele é de chocolate? Porque é a quebra do jejum da Quaresma. É um dia de alegria! A Páscoa é o dia mais importante para os cristãos. O Natal hoje em dia é mais celebrado por causa de certas controvérsias antigas sobre a natureza de Cristo (li um livro sobre isso uma vez, chamado "A Alegria do Mundo", escrito pelo Scott Hahn). 
Hoje é o último dia do meu segundo semestre. No registro da noite conto mais sobre como serão as coisas a partir de amanhã. 
A oração dessa manhã foi maravilhosa!! 
Frequentemente eu esqueço como me sinto bem ao orar e ao ler a Bíblia. É uma sensação única no mundo. Orar, meditar e ler livros sagrados me faz sentir um tipo de sensação especial que só sinto quando estou fazendo essas coisas.
É muito estranho…

Dia 384: Noite

Imagem
Oração da noite feita ajoelhada no tapete islâmico, ouvindo de fundo um cântico do cristianismo ortodoxo grego. 
Estou lendo dez livros ao mesmo tempo. Mais a Bíblia e o Alcorão, é claro. Passei horas lendo hoje, como sempre faço todos os dias.
Hoje e ontem reli algumas passagens importantes da versão alemã do grimório de Abramelin, que irão me ajudar nessa terceira etapa que em breve se inicia.
Eu já li várias vezes esse livro, mas cada vez que eu leio uma passagem é como se eu lesse da primeira vez. É como a Bíblia, sempre descubro coisas novas.
E o que eu descobri dessa vez é que a semana de ouro ocorre logo após a Festa das Tendas e não durante. Mas agora eu já me programei para fazer a semana de ouro durante. Então pode ser que eu reserve a semana seguinte para rezas adicionais. Ainda pensarei sobre isso. 
Também está praticamente decidido que não farei um retiro religioso em agosto, como de costume.  Por quê?
Ironicamente, as coisas que meu anjo tem comunicado no meu coração …

Dia 384: Manhã

Imagem
Faltam dois dias!!
Escrevi esse texto no Medium. 
Eu tinha muitas coisas para escrever aqui, mas agora estou com muito sono. 
Nem tudo que faço tem motivos determinados, mas muitas coisas que eu faço tem. 
Meu interesse no cristianismo continua a ser um mistério para alguns. Ele tem vários motivos e eu nunca consigo explicar plenamente.
Religiões como cristianismo e islamismo são religiões difíceis de seguir. Então é um desafio. Assim como é difícil fazer Abramelin. Então dá vontade de tentar fazer, porque é difícil. Pode parecer um motivo infantil, mas é uma busca de desafios, algo que impele o ser humano. 
Cristianismo e islamismo são religiões muito criticadas. Dá vontade de defendê-las para ser "do contra", é um ato de rebeldia. Antigamente não ser cristão era ser rebelde. Hoje talvez possa haver certo charme na busca oposta. 
Essas são as duas maiores religiões do mundo, então eu posso me conectar a muita gente. Principalmente a pessoas pobres e doentes. 
Não são motiv…